Foi lançado pela TV pública alemã o documentário CÚMPLICES? A VOLKSWAGEN E A DITADURA MILITAR NO BRASIL.
O filme centrado na saga de Lúcio Bellentani, figura central no inquérito que corre no Ministério Público Federal e tem versões em alemão, inglês e português.
Com enorme repercussão na Alemanha e no Brasil circularam diversas notícias decorrentes do lançamento do filme e das declarações do historiador Christopher Kopper da Universidade de Bielefeld contratado pela empresa para apresentar um relatório sobre a cooperação da Volks com a ditadura militar no Brasil.
Os documentos apresentados no filme e o texto da representação são frutos dos trabalhos iniciados na Comissão Nacional da Verdade, continuados pelo IIEP para o Fórum dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Verdade, Justiça e Reparação.
O filme reforça com a fala de diretores e ex-presidente da empresa, o que é denunciado na representação entregue ao Ministério Público Federal-MPF em setembro de 2015, documento assinado pelas 10 centrais brasileiras , por conceituados juristas, personalidades, sindicatos, militantes, presidentes de Comissões da Verdade e o IIEP.
Os trabalhadores da Volkswagen vitimados nas décadas de 60 a 90 são a fonte de todo o trabalho e se mantem firmes no acompanhamento do inquérito e na exigencia das reparações coletivas como exigido nas Recomendações do GT-13 dos Trabalhadores na CNV.
Mais empresas serão objeto de representação. A espantosa quantidade de documentos e testemunhos fizeram com que a Volks fosse apenas a primeira, outras empresas serão investigadas.
Fonte – Walter Sorrentino