Projeto propõe a criação de uma Comissão da Verdade no Espírito Santo

O grupo vai apurar graves violações aos direitos humanos praticadas no período de 1964 a 1985 no território capixaba

Um projeto de lei que cria a Comissão da Verdade do Espírito Santo foi apresentado na Assembleia Legislativa. A proposta é do deputado estadual Drº Hércules (PMDB). Segundo ele, a comissão visa apurar graves violações aos direitos humanos, praticadas durante o período de 1964 a 1985 no território capixaba. 

A proposta propõe que a comissão seja integrada por cinco deputados designados pelo presidente da Assembleia. Ela atuará no sentido de esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos; promover o esclarecimento dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos e ocultação de cadáveres.

Com base nas apurações obtidas, a Comissão da Verdade deverá promover a reconstrução dos casos e colaborar para que seja prestada assistência às vítimas de violações, além de apresentar um relatório circunstanciado de todas as atividades até 31 de janeiro de 2015.

“O trabalho da Comissão da Verdade do Espírito Santo não terá caráter de revanchismo ou caça às bruxas. Trabalharemos em busca da verdade histórica dos fatos e das informações do que realmente aconteceu naqueles anos de chumbo da história do Brasil e do Espírito Santo”, afirmou o deputado.

 

Fonte – Gazeta Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *