A mostra é gratuita e acontecerá até 22 de setembro
O CCBB Brasília receberá a exposição “Resistir é preciso” sobre a resistência dos meios de comunicação durante a ditadura militar, de 06 de agosto a 22 de setembro.
Idealizada pelo Instituto Vladimir Herzog, a mostra mantém viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa durante a ditadura, período em que centenas de profissionais da área foram presos, torturados e assassinados.
A iniciativa é resultado de uma parceria com o Ministério da Cultura e com o Banco do Brasil e contará com obras de arte, cartazes e depoimentos em vídeo. Após apresentada na capital federal, seguirá para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A exposição pretende contar a história da resistência à ditadura militar que foi instaurada no Brasil em 1964 e que permaneceu no poder até a eleição indireta de Tancredo Neves, em 1985, por meio de uma linha do tempo.
A mostra reúne um expressivo conjunto de obras de arte e documentos históricos que apresentam a militância dos artistas denunciando abusos e crimes da ditadura.
Entre os painéis da exposição está a coleção de Alípio Freire, jornalista e ex-preso político, que reuniu obras de arte de artistas plásticos como Sérgio Freire, Flávio Império, Sérgio Ferro e Takaoka produzidas no período de cárcere, no presídio Tiradentes, em São Paulo. A mostra traz também ilustrações de Rubem Grilo, ilustrador de publicações como Movimento, Opinião e Pasquim da década de 1970.
Em Brasília, a exposição ocorrerá até 22 de setembro. Em seguida ficará em São Paulo, de 12 de outubro a 06 de janeiro do próximo ano. Em 2014, a mostra passará também pelo Rio de Janeiro, de 12 de fevereiro a 07 de abril, e Belo Horizonte, de 05 de agosto a 05 de outubro.
Serviço
Galeria I
De 06 de agosto a 22 de setembro / Terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Fonte – R7