Celebração dos 22 anos da ABAP

No dia 20 de maio às 20h, aconteceu em Brasília no Auditório Tom Jobim do Templo LBV o Culto Ecumênico em celebração aos 22 anos da ABAP – Associação Brasileira de Anistiados Políticos. O evento contou com a presença dos conselheiros da entidade e familiares de Carlos Fernandes e Alexandrina Cristensen, idealizadores da associação.

Convite do Culto Ecumênico em comemoração aos 22 anos da ABAP

Convite do Culto Ecumênico em comemoração aos 22 anos da ABAP

Carlos Fernandes, à época funcionário aposentado do Banco do Brasil e Alexandrina Cristensen, administradora de empresas, ambos profundamente envolvidos com as questões relacionadas à direitos humanos e justiça, idealizaram e instituíram em maio de 1995, com sede em Brasília, a ABAP.  Associação sem fins lucrativos, que defende na área civil os direitos das pessoas que sofreram com as perseguições políticas na época da Ditadura civil militar. Atuando na preparação, acompanhamento e defesa de diversos processos de Anistia Política, em principio com base na primeira lei de anistia de 1979.

Foto feita na reunião de instalação da ABAP em 28/05/1995

Foto feita na reunião de instalação da ABAP em 28/05/1995

Com garra e determinação Carlos Fernandes e Alexandrina, aliados a tantos outros companheiros e associações co-irmãs, atuando no meio politico, alcançaram diversas vitórias, entre elas a formulação e edição da Lei 10.559/02, que ampliava e assegurava os direitos dos anistiados, mas ainda não era, a tão sonhada “Anistia, ampla geral e irrestrita”.

Foram muitas as conquistas, fruto de incansáveis batalhas e persistência. Ao longo dos anos outras instituições do seguimento foram surgindo, e em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados organizamos e realizamos Congressos de Anistia em que eram apresentadas e discutidas propostas para melhorar e aprimorar o cumprimento das leis de anistia política.

Primeiro Seminário de Anistiados Políticos do Brasil. 15 e 16 de agosto de 2007 - Câmara dos Deputados/DF-Brasília

Primeiro Seminário de Anistiados Políticos do Brasil. 15 e 16 de agosto de 2007 – Câmara dos Deputados/DF-Brasília

Com o falecimento de Carlos Fernandes em fevereiro de  2010,  Alexandrina Cristensen assumiu estatutariamente a Presidência da ABAP, tendo sua posição “homologada” pela Assembleia Extraordinária do Conselho de Representantes em outubro de 2010.

Atuando com muita dedicação, buscando sempre unir em torno dos interesses comuns, os representantes e dirigentes de associações e escritórios de advocacia que trabalhavam na defesa dos anistiados e anistiandos, Alexandrina deixou sua marca “de guerreira” por onde quer que agisse.

Em dezembro de 2013, a co-fundadora da ABAP, depois de longa batalha contra um câncer, faleceu.

Na ocasião o Vice Presidente, repórter investigativo Saulo Gomes, assumiu, também estaturiamente a Presidência da ABAP, tendo sido também, “homologada” por Assembleia Extraordinária do Conselho de Representantes em janeiro de 2014.

Alexandrina Cristensen e Saulo Gomes

Alexandrina Cristensen e Saulo Gomes

Em maio de 2015 tivemos nossa Assembleia bienal do Conselho de Representantes, ocasião em que o Saulo Gomes foi reeleito Presidente da Associação, convidando para compor a Diretoria Administrativa da ABAP, Conselheiros que tinham como prioridade, dar continuidade ao trabalho que foi idealizado e realizado por nossos fundadores há 22 anos, que colocaram a ABAP como uma das associações mais importantes e atuantes na área.

A Diretoria da ABAP, seus funcionários e o Conselho de Representantes desejam externar sua gratidão e reconhecimento ao valoroso trabalho desenvolvido nesses anos todos e buscar o fortalecimento de nossos propósitos e continuarmos incansáveis na ação da defesa dos direitos e por justiça a tantos quantos lutaram e lutam em defesa da Democracia em nosso país.

Ciane Fernandes - filha de Carlos Fernandes em apresentação artistica

Ciane Fernandes – filha de Carlos Fernandes em apresentação artística

 

Saulo Gomes - pres. da ABAP

Saulo Gomes – pres. da ABAP

 

Ministro Enaildo Viana - diretor de radiodifusão, que apresentou o evento

Ministro Enaildo Viana – diretor de radiodifusão, que apresentou o evento

 

IMG_1571

 

IMG_1578

José Alves dos Santos Filho - conselheiro da ABAP

José Alves dos Santos Filho – conselheiro da ABAP

 

Getúlio Guedes - Representante do escritório "Aderson Bussinger"

Getúlio Guedes – Representante do escritório “Aderson Bussinger”

 

Ciane Fernandes - filha de Carlos Fernandes em apresentação artistica

Ciane Fernandes – filha de Carlos Fernandes em apresentação artística

 

IMG_1739

 

Valéria Fernandes - filha de Carlos Fernandes

Valéria Fernandes – filha de Carlos Fernandes

 

Membros do Conselho da ABAP

Membros do Conselho da ABAP

 

Saulo Gomes ladeado por Lineide Cristensen e Heloise Cristensen

Saulo Gomes ladeado por Lineide Cristensen e Heloise Cristensen

 

 

ABAP – Associação Brasileira de Anistiados Políticos

One Comment

  1. O Congresso tera, alem das conferencias, sessoes para apresentacao de projetos e pesquisas, exposicao de trabalhos, lancamento de livros, celebracao dos 40 anos da ABAP, concurso nacional de estudantes e visitas tecnicas a obras de Rosa Kliass, Benedito Abbud e Sergio Santana na cidade de Sao Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *