Comemoração do 38º aniversário da Lei de Anistia

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados promoveu no ultimo dia 29 uma Audiência Pública em Comemoração ao 38º Aniversário da Lei 6683/1979 (primeira Lei de Anistia), com intuito de debater a situação atual e as perspectivas da Comissão de Anistia.

A audiência foi presidida pelo deputado Paulão, presidente da referida Comissão, e sua realização foi coordenada pelos anistiados Getúlio Guedes e Rosa Cimiana em conjunto com a CDHM – Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Como expositores estavam presentes o Dr. Aderson Bussinger Carvalho, advogado e diretor do centro de documentação e pesquisa da OAB-RJ; Capitão José Wilson, representando os movimentos e entidades de anistiandos; Mario Miranda, conselheiro representante da Comissão de Anistia e Dr. Virginius José Lianza da Franca, advogado, ex-conselheiro e ex- diretor da Comissão Nacional de Anistia/MJ.

Dentre as discussões apresentadas, destacaram-se as seguintes:

• A Anistia Política Brasileira é a mais atrasada da América do Sul, e verifica-se profundamente incompleta, faz-se necessário responsabilizar e processar os torturadores bem como as empresas que financiaram a ditadura civil-militar, e principalmente, localizar os corpos e valas dos desaparecidos políticos, dentre outras ações.

• No que diz respeito aos que foram dispensados ou demitidos por motivação exclusivamente política, sejam civis ou Militares, faz-se necessário cumprir integralmente a lei 10.559/02 para que sejam garantidos salários e/ou soldos do trabalhador como se na ativa estivessem.

• A grande crítica quanto à comissão foi à intervenção da AGU após os julgamentos da comissão de anistia, ao emitir pareceres que pretendem substituir os julgamentos de mérito realizados, usurpando a competência do Colegiado da Comissão.

Após as exposições dos integrantes da mesa, fizeram uso da palavra diversos parlamentares, sindicalistas e dirigentes de entidades de anistiandos.

Saulo Gomes - Pres. da ABAP e Antonio Diniz - tesoureiro da ABAP

Saulo Gomes – Pres. da ABAP e Antonio Diniz – tesoureiro da ABAP

 

Faixas de protesto da ABAP

Faixas de protesto da ABAP

 

Faixa de protesto

Faixa de protesto

 

 

Faixa de protesto na Câmara Federal

Faixa de protesto na Câmara Federal

 

Saulo Gomes autografando o livro A Coragem da Inocência para Militantes do Movimento de Anistia

Saulo Gomes autografando o livro A Coragem da Inocência para Militantes do Movimento de Anistia

 

Anistiada política recebe o livro - A coragem da Inocência

Anistiada política recebe o livro – A coragem da Inocência