Documentário investiga a relação do futebol com a ditadura em países da América Latina

Em tempos de Copa do Mundo e de alguns setores pedindo a volta dos militares ao poder, um bom exercício é refletir sobre o que vivemos na história recente do nosso País. É com objetivo de propor essa reflexão, e entender a relação do futebol com a ditadura na América Latina, que o Cineclube.Doc exibe nesta quarta-feira, dia 4, às 19h, na Casa Pública, o premiado documentário “Memórias do Chumbo – O Futebol nos Tempos do Condor, do historiador e jornalista Lúcio de Castro.

 Aclamado como um dos melhores documentários sobre o tema, a produção investiga as relações entre o futebol e os braços armados das ditaduras militares em quatro países da América Latina: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. O filme já conquistou o Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, foi finalista ao Prêmio Esso de Jornalismo de 2013 e selecionado para os festivais de Cinema de Havana e de Filmes Esportivos de Milão.
Com um episódio destinado à história de cada um desses países, o jornalista monta um impressionante mosaico das ditaduras militares e mostra como as seleções nacionais de futebol foram utilizadas como instrumentos de propaganda daqueles regimes. O Cineclube.Doc vai exibir o episódio sobre o Brasil. Na produção, Lúcio de Castro amplia seu olhar investigativo, indo muito além do futebol, e mostra como operava a ditadura militar no Brasil, que controlava todos os setores da sociedade e infiltrava agentes até nos clubes de futebol.

O Cineclube.Doc é uma parceria do #Colabora com a Casa Pública e tem como proposta apresentar filmes e documentários que tratem de temas contemporâneos. As exibições sempre serão seguidas de um bate-papo com diretores, atores ou especialistas sobre a questão abordada em cada produção.

Após a exibição do documentário, o historiador e jornalista Lúcio de Castro e o jornalista Aydano André Motta participarão de uma roda de conversa com o público.

 A entrada é franca e sem inscrição mas o espaço está sujeito à lotação.

Lúcio de Castro
Historiador e jornalista profissional há 17 anos, Lúcio de Castro já trabalhou no Jornal do Brasil, O Globo, TV Globo, Sportv e ESPN Brasil. Em dezembro de 2016 criou a Agência Sportlight de Jornalismo Investigativo. Sua trajetória profissional contabiliza inúmeras premiações como: Prêmio Vladimir Herzog (2012), Prêmio Ibero-Americano agência Unicef-EFE (2003), Prêmio Direitos Humanos da OAB (2008,2009,20011 e 2013) Prêmio Imprensa Embratel (2003, 2006 e 2015), Prêmio Globo (2005,2007 e 2008) e ANAMATRA de Direitos Humanos Prêmios (2009). 

Memórias do Chumbo- O Futebol nos Tempos do Condor”

Sinopse:
O documentário exibe uma profunda investigação sobre as relações do futebol com as ditaduras militares do continente nas décadas de 60, 70 e 80 em quatro países: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. O episódio Brasil mostra todo o trabalho realizado por Lúcio de Castro. Durante um ano o jornalista pesquisou arquivos e descobriu documentos até então inéditos. A produção mostra ainda entrevistas com personagens até então em silêncio e as ramificações da Operação Condor no futebol e a colaboração entre militares também nos campos.

Serviço:

Cineclube.Doc

Memórias do Chumbo – O Futebol nos Tempos do Condor
Local: Casa Pública, Rua Dona Mariana, 81, Botafogo
Dia e hora: Quarta-feira, 4 de julho, às 19h
Entrada Franca

Fonte – Sopa Cultural