Espetáculo sobre a Guerrilha do Araguaia passará por 3 cidades do Tocantins

As apresentações serão durante o mês de agosto, nas cidades de Palmas, Araguaína e Xambioá.

Durante o mês de agosto o espetáculo teatral “Guerrilhas ou para a terra não há desaparecidos” estará passando por três cidades do Tocantins. A peça narra a história à partir das lutas e memórias de 17 mulheres que lutaram em um dos mais conhecidos conflitos armados da ditadura civil militar brasileira, a Guerrilha do Araguaia.

As cidades onde o público poderão conferir a produção de perto são Palmas, Araguaína e Xambioá.  A peça teatral busca levar ao conhecimento de tocantinenses esse episódio da história da região norte e do Brasil.

O conflito reuniu cerca de 70 pessoas entre os estados do Pará e Tocantins, na floresta Amazônica, entre abril de 1972 e janeiro de 1975. Essas pessoas saíram de diversas cidades do país para participar do movimento que pretendia derrubar a ditadura e tomar o poder cercando a cidade pelo campo.

Como parte de uma detalhada pesquisa sobre o tema, a equipe e o elenco da peça realizaram uma viagem até o sul do Pará, na região da guerrilha. O cineasta Eryk Rocha documentou todo o percurso do grupo, e as paisagens, rostos e sons captados do rio ajudam a compor o palco durante a apresentação do espetáculo, criando um diálogo com as atrizes. A ideia promete transportar o público para o local.

Segundo a produção, o espetáculo é dedicado às guerrilheiras Dinalva, Dinaelza, Helenira, Maria Lucia, Áurea, Luiza, Lucia Maria, Telma, Maria Célia, Jana, Suely e Walkiria.

“É com profunda emoção que realizamos esta circulação na terra onde permanecem desaparecidas as guerrilheiras acima citadas, e outras centenas de pessoas, camponeses, indígenas, cuja a história mal contada insiste em não registrar os nomes. Que as nossas cabeças não fiquem cheias de esquecimento”, comentou a diretora Georgette Fadel.

A peça é viabilizada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura pelos estados do Pará e Tocantins. Em Palmas, além das sessões teatrais, será oferecida uma oficina para atores, atrizes e estudantes de teatro.

Programação

Palmas

  • Espetáculo “Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos”

– Dia 2 e 3 de agosto

– Local: Theatro Fernanda Montenegro

– Ingresso: R$ 20,00 (inteira)

– Horário: 20h

  • Oficina

– Dia 2 e 3 de agosto

– Local: Sala de Dança do NILA – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

– Horário: 9h às 14h

Araguaína

  • Espetáculo “Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos”

– Dia 6 de agosto

– Local: Espaço Cultural Artpalco – Araguaína

– Ingresso: gratuito

– Horário: 20h30

Xambioá

  • Espetáculo “Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos”

– Dia 8 de agosto

– Local: Anfiteatro, na Alameda Thiago Dias

– Ingresso: gratuito

– Horário: 20h

FONTE – SOU MAIS NOTÍCIAS