COLEÇÃO INÉDITA REÚNE CARTAS E DOCUMENTOS DE MARIGHELLA

Publicado originalmente em 10/12/2019, ÀS 21H00

Considerado o inimigo número um do regime militar no Brasil, Carlos Marighella foi um importante militante comunista e fundador da Ação Libertadora Nacional. A obra Chamamento ao povo, de sua autoria, reúne ensaios e diversos documentos escritos por Marighella, que revelam fatos inéditos de sua vida.

Organizado por Vladimir Safatle, o livro é composto por textos que circularam na clandestinamente por muitos anos. Ao longo das páginas é possível encontrar cartas, poemas e sátiras do guerrilheiro.

ABAP

Carlos Marighella é um dos principais precursores da esquerda brasileira, mas também é julgado por outros como uma figura controversa da história. Embora tenha sofrido diversas perseguições políticas ao longo de sua vida, o militante foi responsável por importantes análises do cenário político da época.

Para Vladimir Safatle, atualmente, há fortes disseminações de fake news sobre Marighella e parte disso é reponsabilidade do atual governo. “Para os que nos governam atualmente, este livro não deveria existir, ele não deveria estar entre suas mãos agora. Pois tudo está sendo feito, neste exato momento, para que Carlos Marighella seja um nome envolto em sombras, em silêncio e em mentiras”, diz.

Safatle conclui que esta nova coleção tem o objetivo de divulgar os pensamentos de Marighella, de modo que ajude o leitor a compreender o contexto histórico da época.

Fonte – aventurasnahistoria.uol.com.br