4 documentários sobre a ditadura militar brasileira

Publicado originalmente em 1 abr 2020, 16h33 Por Julia Di Spagna

As obras ajudam a entender a repressão e a violência que marcaram esse período da história nacional

Em 1964, o Brasil encarou um golpe de Estado que derrubou o presidente João Goulart e instaurou uma ditadura no país. O regime autoritário militar teve censura, exílio, repressão policial, tortura, mortes e “desaparecimentos” em todo o território nacional.

Saber como ocorreu o começo, o meio e o fim desse período é fundamental para entender e analisar criticamente a nossa história. Por isso, separamos quatro documentários que mostram como funcionou a ditadura no país. Confira:

O Dia que Durou 21 anos

 (Divulgação)

(Divulgação)

Nesse documentário de 2012, o destaque vai para a influência e o envolvimento do governo americano no golpe que derrubaria João Gourlart e daria início à ditadura no Brasil. A obra conta com textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos e imagens inéditas.

Verdade 12.528

(Divulgação)

(Divulgação)

O nome do documentário se refere à lei que criou a Comissão Nacional da Verdade em 2011.  A obra explica como funciona e qual a importância da Comissão para apurar as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 (período entre as duas últimas constituições democráticas brasileiras).

Além disso, a obra também apresenta depoimentos dos parentes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar.

Memórias da Ditadura Militar no Brasil

Memórias da Ditadura Militar no Brasil conta com uma série de depoimentos que reúnem fatos marcantes do período. A ideia da produção foi tentar mostrar como estava a situação do Brasil antes e depois do golpe.

Damas da Liberdade

(Reprodução)

(Reprodução)

O documentário Damas da Liberdade apresenta narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia. O filme retoma o debate sobre o período a partir da repressão e do medo vividos por muitos na época.

Fonte – Guia do Estudante