Funcionários da Embraer, demitidos na ditadura, começam a receber

Ex-funcionários estão recebendo indenizações trabalhistas

Foram 30 anos de espera. E só agora ex-funcionários da Embraer, demitidos na época da ditadura militar, começam a receber indenizações trabalhistas. 125 pessoas têm direito a receber o benefício e precisam comparecer até esta sexta-feira no Sindicato dos Mertalúrgicos de São José dos Campos.

Os funcionários foram demitidos na época da ditadura militar por participarem de movimentos grevistas. Depois da demissão, todos foram incluídos numa lista do antigo Serviço Nacional de Informação. 

O processo de anistia foi aberto em 1993, mas eles só conseguiram o pedido de perdão do governo no fim do ano passado. Já a ação trabalhista movida contra a Embraer saiu em 2008 e agora eles começam a receber as indenizações.

O valor varia conforme o salário e tempo de serviço. Mas todos têm direito a uma quantia retroativa a partir de 1988, além de uma pensão vitalícia. “São aqueles trabalhadores metalúrgicos da Embraer, que participaram da greve. Eles foram demitidos politicamente”, comentou Hebert Claros, vice-presidente do sindicato.

Ao todo, 125 ex-funcionários vão receber o benefício. Mas, para isso, precisam comparecer na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. “É preciso trazer os documentos e os comprovantes”, alertou Alexandrina Cristensen, presidente da Associação Brasileira de Anistiados Políticos.

 

Fonte – VNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *