Após pesquisar cerca de 600 volumes de livros, entrevistar 250 pessoas e garimpar em mais de 50 mil folhas de documentos – inclusive nos EUA, Rússia e República Tcheca – o jornalista Mario Magalhães lança, em agosto, “Marighella – O guerrilheiro que incendiou o mundo”, editado pela Companhia das Letras.
Foram nove anos de trabalho. Nos primeiros acumulando com as funções de repórter especial e ombudsman daFolha de S.Paulo. Nos cinco anos e nove meses finais a dedicação foi exclusiva.
A obra – “com histórias de inimigos que se aliam e de amigos que se afastam até não mais poder”, diz Magalhães – não tem foco nas denúncias sobre a violência do regime militar no Brasil. “Não se trata de um livro sobre a morte do Marighella, mas sobre a vida dele, fascinante”, resume. Mas, ela trás algumas pérolas históricas.
Entre os documentos encontrados ao longo de suas pesquisas, Magalhães reproduzirá no livro uma carta de Carlos Marighella, um oficial do Exército que desertou para ingressar na luta armada contra a ditadura militar, para o líder cubano Fidel Castro.
Datada do final de 1966, ela fazia os acertos em torno da colaboração do governo cubano com o treinamento de guerrilheiros brasileiros.
Apresentará também uma carta para Marighella escrita pelo ex-governador pernambucano Miguel Arraes, cassado e exilado pelos militares.
Ela é do começo de 1967 e tratava do combate à ditadura: “Esta correspondência foi obtida por um agente infiltrado pela repressão no coração da esquerda exilada no Uruguai e na Argélia”, explica o autor.
SINOPSE
O jornalista Mário Magalhães reconstitui a trajetória do legendário revolucionário Marighella, militante do Partido Comunista Brasileiro e fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar (1964-85). Passagens pela prisão, resistência à tortura, assaltos a bancos (e a um trem pagador), tiroteios, espionagem internacional, tudo é apresentado em ritmo de thriller, com revelações desconcertantes
FICHA TÉCNICA
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
ISBN: 8535921702
ISBN13: 9788535921700
Edição: 1ª Edição – 2012
Número de Páginas: 744
Acabamento: BROCHURA
Formato: 16,00 x 23,00 cm.