Em reunião de sua diretoria em 2012, foi aventada a hipótese de alocar recursos para apoiar a busca e identificação dos restos mortais de desaparecidos políticos, iniciando-se tais trabalhos pelas ossadas encontradas na VALA DE PERUS/SP.
Para o desenvolvimento de tal idéia, procuramos os representantes dos familiares dos mortos e desaparecidos políticos, na pessoa da Sra. CRIMEIA ALICE SCHMIDT ALMEIDA, e passamos a estudar uma forma de colocá-la em prática.
Para dar suporte técnico decidimos contratar a EAF – Equipo Argentina de Antropologia Forense, na pessoa do SR. LUIZ FONDEBRIDER para, em intercâmbio com o DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, viabilizar tal empreitada.
Entretanto, sem o apoio do MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL, é impossível dar andamento a tal idéia.
Por isso, nosso objetivo neste ofício, é o de SOLICITAR ao MPF, através do GT – MEMÓRIA E VERDADE, e de V.Exa. em particular, APOIO PARA UMA PARCERIA, que torne possível a identificação das ossadas dos desaparecidos políticos, encontradas na Vala de Perus e há tantos anos insepultadas.
Certos de que tal parceria poderá contar com o apoio não só desse GT, mas, também, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, pela relevância do trabalho a ser realizado, antecipamos agradecimentos e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Brasília/DF, 22 de janeiro de 2013
Lindovaldo Rodrigues Duque – Diretor
Alexandrina Cristensen de Souza – Presidente