SEMINÁRIO E OFICINA: DIVULGAÇÃO “O ENSINO DA DITADURA MILITAR NAS ESCOLAS”

O Projeto “Marcas da Memória” (Comissão de Anistia do Ministério da Justiça) e o Programa de Pós Graduação em História Social do Instituto de História da UFRJ realizarãoum seminário no dia 28 de novembro, quinta feira, no Salão Nobre do Instituto de História/Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IH/IFCS), no Largo de São Francisco N.1, centro da cidade do Rio de Janeiro, sobre o ensino da ditadura militar nas escolas.

A história da ditadura militar se tornou, nos últimos anos, uma área forte da pesquisa historiográfica nas universidades mas ainda não se constituiu como ponto importante do currículo do ensino fundamental e médio. O seminário pretende ser um espaço para abordar essa questão, discutindo junto com especialistas e professores dos três segmentos, como trabalhar esse “tema sensível” com os adolescentes e jovens adultos das escolas brasileiras.

O seminário conferirá certificado aos participantes. As inscrições devem ser feitas através do e-mail seminarioensinodaditadura@gmail.com até o dia 18 de novembro.

Público alvo: Professores do ensino fundamental e médio.

Programação:

9h30: Abertura:

Profa. Dra. Maria Paula Nascimento Araujo (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Coordenadora do Projeto Marcas da Memória na UFRJ)

– Profa. Ms. Eliana Rocha de Oliveira (Consultora PNUD e representante da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça)

10h: Mesa redonda. “O ensino da ditadura nas escolas” (10h às 12h)

– Profa. Dra. Samantha Quadrat (Universidade Federal Fluminense – UFF)

– Profa. Dra. Alessandra Carvalho (Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CAP/UFRJ)

– Profa. Dra. Marieta de Moraes Ferreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Coordenadora do PROF-HISTÓRIA/CAPES)

14h: OFICINA (das 14h às 17h)

 

18h: Encerramento


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *