Festival Internacional de Cinema Político exibe filme Repare Bem

Mostra acontece na Argentina. Sessões estão marcadas para a próxima sexta (9) e domingo (11)

A 4ª edição do Festival Internacional de Cinema Político (FICiP) exibirá o filme brasileiro “Repare Bem”. O festival acontece na Argentina entre os dias 8 e 14 de maio. As sessões estão marcadas para a sexta (9) e domingo (11).

Repare Bem é uma produção do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Na obra, a diretora Maria de Medeiros narra ditadura brasileira por meio da história de três gerações de mulheres que viveram a repressão e tiveram que se exilar do Brasil.

Projeto Marcas da Memória

O projeto Marcas da Memória ajudou a contar em filme a história de Denise Crispim e de sua filha, Eduarda Crispim Leite, que foram declaradas anistiadas políticas em 2009. Elas foram perseguidas e sofreram com os regimes ditatoriais no Brasil e no Chile, nos anos 1970.

O roteiro foi escolhido para integrar o Marcas da Memória em 2011. De acordo com o secretário Nacional de Justiça do MJ e presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, o projeto reúne depoimentos, sistematiza informações e fomenta iniciativas culturais que permitem à sociedade conhecer o passado e dele extrair lições para o futuro.

“O projeto seleciona anualmente propostas de preservação, divulgação e formação da memória da anistia política e do processo de Justiça de Transição no Brasil. O Repare Bem foi uma proposta selecionada em 2010 e realizada ao longo de 2011”, explica Abrão.

 

Fontes – Ministério da Justiça/Portal Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *