O governador Eduardo Campos (PSB) recebeu para um almoço hoje no Palácio do Campo das Princesas os integrantes da Comissão Estadual da Memória e da Verdade. Logo mais, às 16h, o socialista dará posse aos nove membros do grupo, com a presença de lideranças políticas e familiares das vítimas da ditadura.
Governador Eduardo Campos e primeira-dama Renata Campos recebem os nove integrantes da Comissão da Verdade do estado para almoçoA comissão foi criada pelo projeto de lei do Executivo de número 840/2012 e tem a responsabilidade de apurar e esclarecer crimes de sequestro, morte, desaparecimento e tortura ocorridos no estado ou contra pernambucanos, ainda que fora do estado, entre os anos de 1946 e 1988.
O grupo será coordenado pelo ex-deputado Fernando Coelho. Além dele, fazem parte da comissão presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, O advogado e ex-secretário estadual de Justiça, Humberto Vieira de Melo; um dos fundadores do Gajop, ex-deputado federal e também ex-secretário de Justiça, Roberto Franca; o coordenador do Gajop, Manoel Moraes; a historiadora e consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Socorro Ferraz; além da professora aposentada da UFPE, Nadja Brayner; o advogado e ex-deputado Pedro Eurico de Barros e o advogado Gilberto Marques.