Convite: Torquemada – Resgatando Memória da Opressão do Passado ao Presente

“Torquemada – 17 Balas” é uma releitura do texto “Torquemada” de Augusto Boal, refere-se à repressão policial, à violência do Estado, à impunidade e ao autoritarismo que se faz presente ainda hoje, fruto da história da sociedade brasileira e recorrente na história da humanidade.

No espetáculo, após pronunciamento de Tomás de Torquemada, inquisidor espanhol da idade média, o público acompanha o relato descrito por Boal sobre a tortura que sofreu no período do regime militar e a leitura de parte de seu processo criminal de 1971.

A peça segue para a atualidade e um jovem toma o lugar do “subversivo” da época, em uma jornada de acontecimentos pelos subterrâneos da violência atual nas periferias.

Na dramaturgia proposta, as falas dos torturadores do passado estão presentes naqueles que violam os direitos humanos nos dias de hoje, trazendo à memória os “anos de chumbo” e sua influência na atualidade.

O enredo é costurado por músicas compostas coletivamente pelo grupo, que garantem também momentos de descontração à peça. Ao final do espetáculo, o público é convidado a entrar em cena em busca de alternativas para o conflito apresentado. Inicia-se a sessão de Teatro Fórum.

Programação:

Apresentação Torquemada 17 Balas em Taboão da Serra – SP
05 de maio, sábado – 20h00
Local: Espaço Clariô de Teatro: Rua Santa Luzia, 96, Taboão da Serra/SP

Oficina de Teatro do Oprimido – Torquemada 17 Balas em Taboão da Serra – SP
06 de maio, domingo – 13h00
Local: Espaço Clariô de Teatro: Rua Santa Luzia, 96, Taboão da Serra/SP

Apresentação Torquemada 17 Balas em Guarulhos – SP
17 de junho, domingo – 19h00
Local: Adamastor Pimenta: Estrada do Caminho Velho, 333, Pimentas, Guarulhos/SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *