Convite: Oficinas para o Programa Memória do Mundo – UNESCO

Com vistas a aumentar a penetração do Programa Memória do Mundo da UNESCO – Memory of the World (MOW) no Brasil, o Comitê Nacional do Brasil para o Programa oferecerá, antes da data final para submissão de candidaturas este ano (06 de julho/2012), cinco Oficinas Regionais para apresentação do Programa MOW e treinamento para redação de candidaturas. O objetivo das oficinas é diversificar o perfil das instituições que se candidatam ao Registro e aperfeiçoar as propostas apresentadas de forma que estados e regiões ainda não representados no Registro Nacional possam apresentar candidaturas qualificadas. Instituições de gestão de patrimônio documental como arquivos, centros de documentação e memória, museus, universidades, secretarias de cultura e fundações são o público-alvo das oficinas.

A primeira Oficina Regional do Programa MOWBrasil ocorreu no dia 13 de abril, nas dependências do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e foi ministrada conjuntamente pelo Prof. Dr. Caio Boschi (membro do Comitê MOWBrasil e vinculado à UFMG) e pelo Prof. Dr. Vitor Manoel Marques da Fonseca (membro do Comitê MOWBrasil, presidente do Comitê Regional para a América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo – MOWLAC, professor da UFF e vinculado ao Arquivo Nacional).

A segunda oficina se realizará no Rio de Janeiro, na sede do Arquivo Nacional, no dia 17/05, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Será ministrada pelo Prof. Dr. Vitor Manoel Marques da Fonseca.

 

Locais e datas das Oficinas:

 

2º Oficina – Região Sudeste – Rio de Janeiro – RJ – 17/05/2012;

3º Oficina – Região Norte – Belém – PA – 31/05/2012;

4ª Oficina – Região Sul – Florianópolis – SC (data a ser definida);

4º Oficina – Região Nordeste – Recife – PE (data a ser definida);

5º Oficina – Região Centro-Oeste – Cuiabá – MT (data a ser definida).

 

Inscrições para a Oficina do Rio de Janeiro pelo email pi@arquivonacional.gov.br.

Mais informações:

memoriadomundo@arquivonacional.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *