Lançamento do Livro “Advocacia em Tempos Difíceis” e exibição de “Os Advogados contra a Ditadura”

Na quinta-feira (03/04), às 18 horas, nas instalações do futuro Memorial da Luta Pela Justiça (Av. Brigadeiro Luis Antônio, 1249 – Bela Vista) foi realizado o evento ” 50 anos depois: os advogados da resistência”, que reuniu o lançamento do filme “ Os Advogados contra a Ditadura – Por uma questão de Justiça”, do cineasta Silvio Tendler , que estava presente, e do livro “Advocacia em Tempos Difíceis”, de Paula Spieler e Rafael Queiroz.

 

 

 

 

Participaram do evento: o presidente da ABAP, Saulo Gomes, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, o promotor federal, Marlon Alberto Weichert, os presidentes da Comissão Estadual da Verdade, deputado Adriano Diogo, e da Comissão da Verdade da OAB SP, Mário Sérgio Duarte Garcia, entre outras autoridades.

 

Filme e livro retratam atuação dos advogados de presos políticos

“Neste prédio da Av. Brigadeiro Luis Antonio funcionava a 2ª Auditoria Militar, onde os presos políticos foram interrogados e julgados, na maioria das vezes sem ter o direito de defesa respeitado. Aqui, a OAB SP e o Núcleo de Preservação da Memoria Política estarão construindo um Memorial importante e que, mesmo antes de ser concluído, abrigará eventos culturais que façam uma reflexão sobre esse período de repressão”, explica Marcos da Costa, Presidente da OAB SP.

O livro “Advocacia em Tempos Difíceis”, de Paula Spieler e Rafael Queiroz (Fac. Direito – FGV-RJ) foi patrocinado pelo projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Escrevendo para o Blog Direito e Sociedade [Portal Estadão], Rafael Queiroz explica que “a obra contém entrevistas com advogadas e advogados que atuaram na defesa de presos políticos entre 1964-1985. “Nosso objetivo foi investigar a relação dos advogados com as estruturas legais do regime, mesmo em um contexto onde as ilegalidades eram frequentes. Como os clientes chegavam a eles? Como começaram a atuar na advocacia de presos políticos? Como era a relação com familiares, amigos e colegas de militância de clientes? Recebiam honorários? Como enfrentavam a incomunicabilidade, as torturas, as prisões por excesso de prazo, e a ausência de habeas corpus?”.

 

Clique aqui para fazer o download do livro Advocacia em Tempos Difíceis.


O filme “Os Advogados contra a Ditadura – Por uma questão de Justiça”, patrocinado pelo mesmo projeto que o livro, tem a direção de Silvio Tendler, conhecido como o “cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” devido aos filmes que rodou contando a trajetória de Jango (João Goulart), Juscelino Kubitschek, Carlos Marighella e outros. Além deste longa, Silvio Tendler preparou o material que deu origem a uma série de Tv (com mesmo nome e temática) que já está no ar pela TV Brasil, sendo um relato importante e rico das memórias de homens e mulheres fundamentais na luta contra as atrocidades cometidas pelo Estado: os advogados que atuaram na defesa de presos políticos.

 

Veja o trailer do filme

“Os Advogados contra a Ditadura – Por uma questão de Justiça”

 

 

Infomações de justica.inf.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *