Câmara Municipal de São Paulo exibe documentário sobre a cooperação da Volks nesta quarta

Foi lançado pela TV pública alemã o documentário CÚMPLICES? A VOLKSWAGEN E A DITADURA MILITAR NO BRASIL.

O filme centrado na saga de Lúcio Bellentani, figura central no inquérito que corre no Ministério Público Federal e tem versões em alemão, inglês e português.

Com enorme repercussão na Alemanha e no Brasil circularam diversas notícias decorrentes do lançamento do filme e das declarações do historiador Christopher Kopper da Universidade de Bielefeld contratado pela empresa para apresentar um relatório sobre a cooperação da Volks com a ditadura militar no Brasil.

Os documentos apresentados no filme e o texto da representação são frutos dos trabalhos iniciados na Comissão Nacional da Verdade, continuados pelo IIEP para o Fórum dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Verdade, Justiça e Reparação.

O filme reforça com a fala de diretores e ex-presidente da empresa, o que é denunciado na representação entregue ao Ministério Público Federal-MPF em setembro de 2015, documento assinado pelas 10 centrais brasileiras , por conceituados juristas, personalidades, sindicatos, militantes, presidentes de Comissões da Verdade e o IIEP.

Os trabalhadores da Volkswagen vitimados nas décadas de 60 a 90 são a fonte de todo o trabalho e se mantem firmes no acompanhamento do inquérito e na exigencia das reparações coletivas como exigido nas Recomendações do GT-13 dos Trabalhadores na CNV.

Mais empresas serão objeto de representação. A espantosa quantidade de documentos e testemunhos fizeram com que a Volks fosse apenas a primeira, outras empresas serão investigadas.

Fonte – Walter Sorrentino

Documentário terá exibição na Câmara Municipal de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo irá exibir nesta quarta-feira, dia 9, às 18h o documentário  CÚMPLICES? A VOLKS E DITADURA MILITAR BRASILEIRA.  Estarão presentes trabalhadores da Volks e integrantes de entidades que têm apoiado a luta dos que foram prejudicados pela ditadura no Brasil.
No mesmo dia haverá um debate e esclarecimentos.
Serviço:
Local: Palácio Anchieta/Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista-SP
Sala de Cinema – Salão Nobre (8º andar)
TELEFONE: 11 3396-4000
O filme produzido pela TV pública alemã e dirigido por Stefanie Dodt e Thomas Aders, pode ser assistido com legendas em português através do LINK

Assista abaixo reportagem sobre o documentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *