Ditadura Militar em Curitiba é tema de site desenvolvido por professor de História

Ideia do projeto surgiu durante o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), na Universidade Federal do Paraná, como um desdobramento da pesquisa.

Está no ar o site “Ditadura em Curitiba”, sobre os “anos de chumbo” (1964-1985) na capital paranaense. O site foi feito pelo Luiz Gabriel da Silva como desdobramento de sua pesquisa no Mestrado Profissional de Ensino de História da Universidade Federal do Paraná (ProfHistória), um programa de pós-graduação em ensino de história voltado para educadores que atuam no Ensino Básico.

O site tem o objetivo de disponibilizar materiais para serem utilizados por professores, em sala de aula, e pelo público em geral. Há fotografias, documentos, textos e a dissertação do autor, intitulada “Repressão e resistência na ditadura civil-militar: construção de site temático para o ensino de história local (Curitiba-PR)”.

Perspectiva regional

O site é dividido em cinco seções principais: locais de repressão, locais de resistência, pasta temáticas da DOPS e vídeos. E geral, o estudo sobre a ditadura militar brasileira ainda é muito focado nas cidades do Sudeste. Em “Ditadura em Curitiba”, Silva tenta romper com essa ênfase, explorando a dimensão local da ditadura em sua cidade.

 “Após várias reflexões oriundas de discussões com professores e colegas, constatamos a necessidade de destacar uma parte importante de nossa História Local, tão pouco trabalhada no Estado. Acreditamos que ao aproximar as pessoas de sua localidade através da História, podemos tornar seu aprendizado mais profícuo e interessante. Por meio deste projeto, professores, alunos e demais interessados podem acessar informações e trabalhar com fontes primárias, como pastas temáticas da DOPS (Delegacia de Ordem Política e Social) e vídeos de depoimentos de indivíduos que lutaram contra o regime, bem como jornais da época”, diz Silva na apresentação do site.

Leia um trecho da dissertação

“A ditadura no Brasil é um tema bastante trabalhado em sala de aula, geralmente, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, todavia, a maioria dos materiais didáticos privilegiam conflitos em São Paulo, Rio de Janeiro e a Guerrilha do Araguaia. Consequentemente, ao longo da jornada docente, ao indagar os alunos sobre o que sabem a respeito da ditadura em Curitiba, podemos perceber que há um desconhecimento por parte deles e até mesmo espanto em saber que a cidade foi palco de conflitos durante este período. Logo, conforme explanaremos melhor mais adiante, nosso objetivo ao longo da dissertação foi abordar a ditadura e tratar de alguns aspectos mais relevantes em Curitiba, bem como elaborar um site temático sobre o tema, procurando contribuir no sentido de auxiliar a suprir parte desta lacuna no currículo escolar, bem como estimular novas discussões e pesquisas relacionadas a este tema”.

Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Ditadura Militar em Curitiba é tema de site desenvolvido por professor de História (notícia).  In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/ditadura-em-curitiba/. Publicado em: 17 jan. 2019

Fonte – Agência Café História