EUA dizem que governo da Nicarágua se transformou em “ditadura”

Americanos pediram uma resposta contundente dos países latino-americanos ao resultado da eleição vencida por Ortega

O secretário adjunto para a América Latina do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ricardo Zúñiga, disse nesta terça-feira (9) que a Nicarágua é governada por “uma ditadura” devido à “farsa eleitoral” do último domingo (7), o que significa que o regime de Daniel Ortega “carece de qualquer mandato democrático”.

Zúñiga fez a declaração em uma teleconferência na qual comentou o pleito do último domingo na Nicarágua, que, segundo ele, “não tem legitimidade”, porque “ninguém se deixa enganar pela farsa eleitoral” vencida pelo atual presidente.

“É uma ditadura, simplesmente […]. Tornou-se mais claro do que nunca que Ortega e [sua esposa e vice-presidente Rosario] Murillo impuseram uma ditadura baseada no personalismo e no poder familiar”, disse o secretário adjunto.

O secretário adjunto também afirmou que os EUA continuarão a utilizar medidas “diplomáticas” e “coordenadas” com parceiros regionais, como sanções e “restrições de visto”, para promover a “responsabilização” dos “cúmplices” do governo Ortega.

Espera-se que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assine a chamada lei “Renascer” (Reforço da Aplicação das Condições para a Reforma Eleitoral na Nicarágua) no futuro próximo. Ela visa expandir a supervisão dos empréstimos das instituições financeiras internacionais ao país centro-americano.

Zúñiga pediu aos países latino-americanos “uma resposta vigorosa” à Nicarágua durante a OEA (Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos), que começa nesta quarta-feira (10).

O presidente nicaraguense ganhou as eleições de domingo com ampla margem, após sete candidatos presidenciais que eram seus principais concorrentes terem sido presos nos últimos meses.

Ortega, que voltou ao poder em 2007 após liderar uma junta governamental de 1979 a 1985 e presidir pela primeira vez a Nicarágua de 1985 a 1990, conquistou seu quinto mandato e o quarto consecutivo.

 

Fonte –  R7