Novo livro sobre a ditadura militar brasileira tem download gratuito

Publicado originalmente em 15 de maio de 2020

“A ditadura na tela: o cinema documentário e as memórias do regime militar” foi publicado em 2018 e explora a forma como fontes orais são usadas no cinema documentário.

O livro “A ditadura na tela: o cinema documentário e as memórias do regime militar”, publicado em 2018 e organizado pelos pesquisadores Gabriel Amato, Carol Dellamore e Natália Barud, está agora disponível para download gratuito.

A obra é o resultado de sete edições da mostra “A ditadura na tela” realizada a partir de uma parceria entre o Núcleo de História Oral da UFMG e o Museu da Imagem e do Som.

Na coletânea foram abordados temas diversos como censura, teatro, futebol, movimento estudantil, sindicalismo, sexualidade, tortura, feminismo, repressão e música são abordados ao longo da publicação, chamando a atenção para o caráter polifônico da produção documentária sobre o período.

“O objetivo do projeto é refletir sobre os diferentes usos que as fontes orais vêm tendo na produção documentária sobre a ditadura militar no Brasil – exercício que foi feito em seis edições do projeto “A ditadura na tela”. Em equipamentos culturais da cidade de Belo Horizonte, dialogando com um público interessado em temas políticos, culturais e artísticos, diferentes pesquisadores analisaram como diversos sujeitos sociais vivenciaram e narra(ra)m os anos de arbítrio. Vozes de variados timbres e tons informaram sobre experiências da sociedade brasileira. Em pauta, nos debates, os conflitos, as negociações, as acomodações, as resistências – encontros e desencontros entre projetos e representações sociais de ditadura e democracia naquele período e nos que o sucederam.”

FONTE:

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Novo livro sobre a ditadura militar brasileira tem download gratuito (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/livro-ditadura-no-cinema-download-gratuito/.