Dicas de filmes para saber mais sobre a Ditadura Militar

Publicado originalmente em 13/07/2020

A Ditadura Militar, como um importante período da história brasileira, costuma ser um dos assuntos cobrados nas provas de vestibulares por todo país.

Intercalar os métodos de estudo e as mídias durante o período de preparação para o vestibular auxilia no processo de aprendizagem e fixação dos assuntos. Nesse sentido, ver filmes, séries ou ouvir música pode ser uma ótima forma de diversificar os estudos e se divertir ao mesmo tempo.

Por isso, fizemos uma lista com filmes imperdíveis para estudar mais sobre a ditadura no Brasil. Confira!

Cinco filmes para estudar a Ditadura Militar

Lamarca (1994)

A nossa primeira dica é um filme de Sério Rezende que narra a história de Carlos Lamarca, que foi um capitão do exército brasileiro.

Importante figura histórica brasileira, Lamarca é relembrado por ter deixado seu cargo de capitão nas forças armadas para atuar e liderar guerrilhas contra os militares. Nesse sentido, Lamarca se tornou um dos mais importantes líderes guerrilheiros.

O filme recebeu menção honrosa do Prêmio Margarida de Prata (1994).

O Que É Isso, Companheiro? (1997)

Esse filme é uma adaptação da obra de Fernando Gabeira e narra um dos principais episódios da luta armada no Brasil.

O Que É Isso, Companheiro? descreve a ação de um grupo de esquerda que sequestra o embaixador americano no Brasil. O filme é considerado uma das grandes obras que retratam o período e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Memórias do Chumbo: o Futebol nos Tempos do Condor (2013)

O futebol brasileiro teve papel importante durante os anos da Ditadura Militar. Nesse sentido, o documentário Memórias de Chumbo, produzido pelo jornalista Lúcio de Castro, retrata a relação que o futebol teve nos períodos mais sombrios das ditaduras militares de quatro países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

O dia que durou 21 anos (2013)

Nossa quarta dica é um documentário dirigido por Camilo Tavares. É considerado um documentário bastante completo e traz uma série de informações relevantes sobre o período. Nesse sentido, entre as informações abordadas, o documentário destaca a participação dos Estados Unidos no golpe que derrubou o presidente João Goulart em 1964.

Deslembro (2018)

A Ditadura Militar foi um período que impôs mudanças e perdas a muitas famílias, nesse sentido, Deslembro é um delicado registro de um período de transição.

Assim, o filme conta a história de uma jovem que volta ao Brasil com sua família, quando a anistia é decretada no Brasil. Joana, personagem principal, tem que lidar com a memória do pai desaparecido, que provavelmente morreu nos porões do DOPS.

 

FONTE – Noticias Concursos