Morre Dom Pedro Casaldáliga, um símbolo da defesa dos direitos humanos

Publicado originalmente em 08/08/2020 21h38

Dom Pedro Casaldáliga estava internado e teve problemas respiratórios em decorrência do Mal de Parkinson. Ele tinha 92 anos.

Morreu neste sábado (8), no interior de São Paulo, um dos maiores defensores dos direitos humanos no Brasil, líder da teologia da libertação. O catalão Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), estava internado. Tinha 92 anos e problemas respiratórios em decorrência do Mal de Parkinson.

Nascido na província de Barcelona, na Espanha, em 16 de fevereiro de 1928, ingressou na congregação dos missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria em 1943, sendo ordenado sacerdote em maio de 1952.

Em 1968, mudou-se para o Brasil fundando uma Missão Claretiana, no norte de Mato Grosso, região marcada na época pelos conflitos agrários.

Na década de 1970 foi nomeado bispo pelo Papa Paulo VI e ajudou na Fundação do Conselho Indigenista Missionário e da Pastoral da Terra. Se tornou referência defesa dos povos tradicionais e por causa disso, foi alvo de processos de expulsão do Brasil durante a ditadura militar.

Dom Pedro Casaldália renunciou a função de bispo em 2005, iniciando o tratamento contra o Mal de Parkinson aos 77 anos. Mesmo assim, se manteve ativo nas causas sociais. Em um dos episódios mais marcantes, em 2012, ele apoiou o povo xavante no processo na Justiça pela desocupação da terra indígena de marãiwatsédé, que tinha sido invadida por produtores rurais. Teve que deixar a casa onde vivia, no município de São Félix do Araguaia, por causa de ameaças de morte.

Casaldáliga só retornou para Mato Grosso em 2013. Além da atuação pastoral, Dom Pedro era conhecido pela produção literária, tanto de poesias quanto de artigos com temas políticos e ligados a espiritualidade, publicados no Brasil e no exterior.

No ano 2000 recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Campinas. Também teve a vida contada em livros, no teatro e no cinema, como no filme “Descalço sobre a terra vermelha”, produzido e lançado em 2014 por duas produtoras espanholas em parceria com a TV Brasil. O filme mostra a luta de Dom Casaldáliga contra fazendeiros e pistoleiros.

Fonte – G1