Comissão da Verdade estadual se chamará Dom Helder Câmara

 

Substitutivo do líder do governo na Alepe, deputado Waldemar Borges (PSB), denomina Comissão Dom Helder Câmara grupo que vai analisar crimes cometidos durante regime militar

Proposta pelo Executivo e aprovada pela Assembleia Legislativa, na segunda-feira (07), a Comissão Estadual da Memória e Verdade vai se chamar Comissão Dom Helder Câmara e vai incluir “sequestro e estupro” no rol dos crimes cometidos por agentes da União e do Estado contra militantes políticos – no território de Pernambuco ou contra pernambucanos em outros Estados – pelo regime militar de 64, que serão investigados.

 

Pronto para ir à segunda votação em plenário, o projeto de lei (nº 840/2012) recebeu, ontem, substitutivo (nº 1) do líder do governo, deputado Waldemar Borges (PSB), dando mais abrangência ao texto original. A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara poderá ter, agora, a participação também de “não pernambucanos” e deverá atuar de forma “articulada e integrada” com instituições da sociedade, inclusive as universidades sediadas em Pernambuco e as secretarias municipais de direitos humanos. O projeto original previa a participação apenas de pernambucanos e a integração só com a Universidade Católica (Unicap).

Com prazo de dois anos, renováveis por mais dois, a Comissão da Memória poderá sofrer – pela nova redação – a substituição de até um terço de seus nove membros, no caso de renovação mesmo do período.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *