Manifestantes pedem justiça em frente a antiga sede do DOPS em Porto Alegre

Organizado pelo Comitê Carlos de Ré, um ato no fim da tarde desta quinta-feira intensificou a luta por Memória, Verdade e Justiça. Entre gritos que exigiam punição aos torturadores e assassinos que agiram em nome da Ditadura Militar brasileira, jovens gaúchos de diversas organizações, especialmente da juventude do PT e do PSOL e do movimento Juntos, estiveram em frente à antiga sede do DOPS na rua Santo Antônio, em Porto Alegre. Foram cerca de duzentas pessoas mobilizadas e presentes.

O vereador Pedro Ruas, coordenador do Comitê Gaúcho, puxou a manifestação, sempre ao lado da também vereadora Fernanda Melchionna, do pré-candidato à prefeitura de Porto Alegre Roberto Robaina (PSOL) e do ex governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra. Foi Olívio quem colou no chão o primeiro dos cartazes que apontavam aquela rua como local de torturas durante a Ditadura. “Aqui, nessa rua, pessoas foram torturadas e mortas durante a Ditadura Militar no Brasil! Os assassinos estão livres. Exigimos punição!”, diziam os cartazes.

“Verás que um filho teu não foge à luta” era a frase que contornava a foto de Dilma Rousseff no cartaz mais presente entre os manifestantes. Não uma foto qualquer. A imagem que estava no centro dos cartazes era a famosa e representativa foto da Dilma presa política, não da Dilma presidenta.

Após as falas de diversas lideranças em defesa da punição dos responsáveis por torturas e assassinatos durante a Ditadura, houve ainda encenações teatrais críticas às práticas do regime militar.

As marcações e divulgação dos locais onde a Ditadura Militar e os agentes que atuaram sob ela cometeram seus maiores crimes já são uma tradição em outros países da América Latina, assim como o desagravo público a esses agentes. Com o avanço do debate em torno da Comissão da Verdade no Brasil, alguns movimentos sociais têm usado essa fórmula para chamar a atenção da população para a História de seus vizinhos, como aconteceu recentemente em atos que se espalharam pelo Brasil.

A mobilização aconteceu justamente no dia em que foram anunciados os nomes dos integrantes da Comissão da Verdade.

Veja as fotos da mobilização, registradas pelo fotógrafo do Sul21 Ramiro Furquim:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *