Comissão da verdade da Alesp realiza audiência pública no IFSP

A reitoria do IFSP recebeu nesta quarta-feira, 2 de outubro, assessores da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Vivian Mendes e Renan Quinalha, assessores técnicos da comissão, trataram sobre a audiência pública, a ser realizada no Campus São Paulo que retratará a morte  do ex-aluno do curso de Mecânica do IFSP, Eremias Delizoicov. Ex-militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), ele foi perseguido e assassinado em 16 de  outubro de 1969.

A audiência reunirá familiares e amigos de Eremias e representantes da Comissão da Verdade, sendo transmitida, em tempo real aos campi do IFSP por meio do  Ustream. O evento será realizado no auditório doCampus São Paulo no dia 16 de outubro, às 19h, e será aberto a toda a comunidade.

O reitor Eduardo Antonio Modena destacou a importância da luta contra a arbitrariedade. “As marcas deixadas pela ditadura perduram por várias gerações. Temos que resgatar essa história e incentivar guardiões da democracia. Estamos de braços abertos à comissão”, afirmou.

Os trabalhos da Comissão da Verdade Rubens Paiva no IFSP estão sendo acompanhados pelo diretor-geral do Campus São Paulo, Luis Cláudio de Matos Lima Júnior, e pelo pró-reitor de Extensão, Wilson Andrade Matos, juntamente com sua equipe.

Comissão

A Comissão da Verdade tem a função de construir uma narrativa do período da ditadura, entre 1964 a 1985, quando o país sofreu intensa repressão e censura, além de graves violações de direitos humanos.

Segundo Vivian Mendes, 460 casos de assassinato e desaparecimento foram registrados em todo o Brasil nesse período, sendo 159 casos apenas no estado de São Paulo. Até o momento, foram realizadas audiências públicas para 83 casos.

Vivian destacou que, além de resgatar a memória das pessoas que lutaram pela liberdade e democracia dos brasileiros, a audiência visa à “retratação simbólica para as famílias que sofreram perseguição.”

Todo o material resultante dos trabalhos da comissão comporá um relatório a ser entregue no final de 2014, quando se encerram as atividades do grupo.

 

 

Fonte – Comunicação Social Reitoria do IFSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *