Novas revelações sobre o período da ditadura

No decorrer desses anos, em que vasculhei arquivos, analisando milhares de documentos emitidos pelos órgãos que faziam parte do sistema repressivo da ditadura, sempre tive consciência de que nesses escritos há tanto informações, como contrainformações, verdades, exageros e mentiras.

Sei que tudo isso e tardio, mas fazer o quê? É o resultado da transição negociada e da lei de Anistia esdrúxula, que além de proporcionar a devolução dos direitos civis e políticos aos perseguidos pela ditadura, serviu também ao propósito do esquecimento do passado.

Então, enquanto as vítimas precisam remexer nos arquivos para que histórias sejam reconstruídas, os algozes e seus cúmplices fazem de tudo para que o passado permaneça intacto e possam, assim, terminar em paz os seus dias. Estão normalmente dispostos a pagar a intocabilidade do passado, com o seu próprio esquecimento pela História.

DOCUMENTO REVELA QUE CONTATO DO PCBR EM CURITIBA FOI MONITORADO
Relatório de informante dando conta de seu trabalho de acompanhamento de contato entre um suposto emissário de Jorge Vale com militante do PCBR, que segundo  o informe seria Gilney Amorim.

DIVERSOS DOCUMENTOS DO PCB, RELATÓRIOS POLICIAIS E DEPOIMENTO
Documentos do PCB, correspondências e relatórios policiais, material de propaganda, recorte de periódico. Informa sobre a atuação de comunistas mineiros, resoluções do V Congresso do Partido Comunista Brasileiro.

GRUPO DOS ONZE NO SUDOESTE DO PARANA – RELATORIO DO INQUERITO POLICIAL MILITAR
Processo movido pela Auditoria da 5ª RM  em que lideranças do velho Partido Trabalhista Brasileiro dos municípios da região Sudoeste do Paraná, indiciados e condenados, devido suas ideias nacionalistas e reformistas.

 

CARTA DE EX-PRESO POLITICO REVELA QUE DOI-CODI TENTOU MATA-LO COLOCANDO VENENO EM SUA COMIDA
Documentos, com as revelações tiradas na tortura e uma carta que o preso politico diz que seus pais “foram ganhos” para trabalhar para a repressão e que agentes do DOI-CODI estavam tentando mata-lo colocando veneno em sua comida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *