Livro reúne experiências do projeto Clínicas do Testemunho da Comissão de Anistia

Acesse a nova publicação “Travessia do silêncio, testemunho e reparação”, do projeto Clínicas do Testemunho da Comissão de Anistia

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça acaba de disponibilizar em seu site a publicação “Travessia do silêncio, testemunho e reparação”, da Clínica do Testemunho do Instituto Projeto Terapêuticos de São Paulo, um projeto selecionado em 2012 por meio de edital público. Além da versão eletrônica disponível online, o livro tem tiragem prevista de 2 mil exemplares e será distribuído a entidades e atores atuantes nas temáticas de justiça de transição e reparação psíquica.

Os 16 textos da publicação são um registro das reflexões e discussões teóricas, dos procedimentos de trabalho e dos encontros clínicos realizados pelo Instituto Projetos Terapêuticos de São Paulo no contexto do Clínicas do Testemunho. Trata-se de um reencontro com a história passada recente do Brasil e de outros países da América do Sul em uma busca pela reparação, no plano simbólico e psicossocial.

Para o presidente da Comissão, Paulo Abrão, a atenção psicológica é um aspecto importante da reparação de graves violações de direitos humanos: “O Estado tem a obrigação de prestar apoio psicológico aos cidadãos atingidos por graves violações dos direitos humanos, especialmente quando as próprias instituições do Estado na democracia, hoje, dependem do registro do testemunho da vítima”, enfatizou.

Clique e acesse a publicação “Travessia do silêncio, testemunho e reparação”

Fonte – Ministério da Justiça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *