Filme Osvaldão retrata a vida de líder guerrilheiro

O lançamento acontecerá na Casa da Cultura de Teresina

O filme Osvaldão, que retrata a vida do líder guerrilheiro e um dos homens mais procurados pelo regime militar entre 1960 e 1970, será exibido em Teresina nesta quarta-feira (06), a partir das 18h30 na Casa da Cultura de Teresina. Osvaldo Orlando da Costa nasceu no interior de Minas Gerais, foi campeão de boxe no Rio de Janeiro, estudou Engenharia na Universidade de Praga (República Tcheca) e se tornou uma figura lendária por sua atuação na guerrilha do Araguaia. Ele pertenceu aos quadros do Partido Comunista do Brasil e teve treinamento na China, tendo retornado ao Brasil para ser um dos principais guerrilheiros do país.

O documentário de 90 minutos foi produzido de forma independente e é dirigido por Ana Petta, André Lorenz Michiles, Fábio Bardella e Vandré Fernandes. A produção do filme teve apoio da Fundação Maurício Grabois e da central sindical CTB. A diretora Ana Petta conta que foram dois anos para finalizar o longa-metragem e, depois disso, iniciar a sua distribuição. “E nesta etapa começa a aventura de como realizar a distribuição de um filme no Brasil para que ele seja assistido pelo maior número de pessoas possível”, diz ela. A pré-estreia aconteceu em Janeiro, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, e tem sido exibido em todos os Estado.

No Piauí, a Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB, organiza a atividade que será aberto a todos os públicos, de forma gratuita. O presidente da entidade, Professor Elton Arruda, fala que essa é uma oportunidade de poder conhecer mais sobre as ações de luta armada que acorreram durante o período do Regime Militar, “Osvaldão foi um dos principais lideres de luta durante a ditadura, na Guerrilha do Araguaia, aquela que foi a principal organização de luta armada do País e esse filme é para pesquisadores, amantes do cinema e toda a sociedade que queira saber sobre o que foi a luta pela liberdade e democracia no Brasil”, diz Elton.

Sinopse do Filme:

A vida de Osvaldo Orlando da Costa, comandante da Guerrilha do Araguaia que virou herói entre o povo local, por conta de sua coragem e generosidade. Muitos até o consideram como um ser mítico. Uma visão não só da lenda ao redor do nome de Osvaldão, mas também de suas aventuras humanas. Vindo de uma família de ex-escravos,uma trajetória onde um jovem campeão carioca de boxe na década de 1950 se transforma em um dos principais guerrilheiros do país.

Fonte – Capital Teresina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *