gt_ufop_1_1

Comissão da Verdade recebe materiais de memórias do período da ditadura até 30 de maio

O Grupo de Trabalho (GT) da UFOP, integrante da Comissão da Verdade em Minas Gerais (COVEMG), convida os membros da comunidade universitária e a população de Ouro Preto e Mariana a compartilharem suas memórias do período da ditadura civil-militar.

Serão recebidos textos autorais de 5 a 10 páginas, documentos escritos, manuscritos, arquivos fotográficos e cinematográficos referentes ao período de 1964 a 1985. Os interessados podem enviar sua colaboração através do e-mail gtufopcovemg@gmail.com até 30 de maio.

Os materiais coletados serão úteis à composição do relatório final e do documentário que está sendo preparado pelo GT.

GT – O grupo, em parceria com a COVEMG, busca promover, através de pesquisas e apuração, a reconstrução da história dos casos cabíveis em suas atribuições, colaborando para que seja prestada assistência às vítimas ou a seus familiares.

Embora seja aberto à contribuição da comunidade, o enfoque principal do grupo é apurar resistência e repressão dentro das escolas e, posteriormente, da Universidade. Na UFOP, participam alunos e professores dos cursos de História e Jornalismo.

Atualmente o grupo está em processo de ampliação. “O objetivo agora é abarcar as cidades de Ouro Preto e Mariana, para entender como foi vivenciada a ditadura por aqui, e este é um dos objetivos da chamada pelas memórias”, acrescenta Moisés Mota, membro do GT.

Fonte – UFOP

Compartilhe esta notícia...Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *