Comissão da Verdade de Minas Gerais visita Juiz de Fora para coleta de informações

Equipes vão passar por centros de repressão e depoimentos de vítimas da ditadura serão ouvidos em audiência pública.

Uma equipe da Comissão da Verdade de Minas Gerais (Covemg) estará em Juiz de Fora nesta terça (20) e quarta-feira (21) visitando centros de repressão e coletando depoimentos de vítimas da Ditadura Militar na Zona da Mata. As informações serão disponibilizadas no Memorial dos Direitos Humanos, em Belo Horizonte.

De acordo com o coordenador-geral da Covemg, Robson Sávio Reis Souza, no primeiro dia a equipe técnica e conselheiros farão visita à antiga Penitenciária de Linhares. “A visita tem caráter político e simbólico, pois no local centenas de pessoas foram presas e torturadas, inclusive, algumas vítimas acompanharão a comitiva”, revelou.

No segundo dia, a programação de ações da Covemg começa às 8h com uma audiência pública na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Na ocasião, serão coletados depoimentos de pessoas de diversas cidades da região que ficaram presas ou foram vítimas de abusos cometidos durante a Ditadura.

“A audiência será um momento importante de coleta de informações, onde as vítimas da Ditadura poderão detalhar os momentos vividos durante o período. Esses depoimentos permitirão a realização de recomendações aos órgãos públicos do estado após a conclusão do relatório da comissão”, explicou Reis.

Os trabalhos da Comissão da Verdade de Minas Gerais serão concluídos em dezembro de 2017. As informações serão todas disponibilizadas a partir de março de 2018 no Memorial dos Direitos Humanos, que ficará no prédio do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte.

Fonte – G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *