ABAP INFORMATIVO DEZEMBRO/2019

2019 – UM ANO DE LUTAS E PERDAS!

Companheiros, no final de um ciclo geralmente fazemos um “fechamento de contas”, enquanto nós associação e uma “reflexão” enquanto pessoas, daquilo que nos havíamos proposto e não conseguimos, o que queríamos e não alcançamos e o que tínhamos e perdemos, inclusive entes e amigos.

Nós da ABAP tivemos nesse ano, infelizmente, perdas bem significativas, como o falecimento do querido companheiro e sempre presente Conselheiro Arquimedes Previde, no dia 24/05. E, agora, mais recentemente, no dia 23/10, foi a irreparável perda do amigo, companheiro, diretor e VicePresidente Saulo Gomes. Seu falecimento nos pegou de surpresa. A ABAP agradece todo o companheirismo desde a sua fundação, além de toda sua história de luta e dedicação pela causa da anistia.

Nossa eterna saudade!

****************************

SÍNTESE DOS MOVIMENTOS

Várias reuniões foram realizadas entre os representantes das entidades entre elas a ABAP, em Brasilia e no Rio de Janeiro. Tivemos, também, um encontro com a Ministra Damares Alves e outro com os novos Conselheiros assim que percebemos posição contrária aos interesses dos anistiados grevistas, mas, infelizmente, não encontramos nenhuma boa vontade da parte deles para com a causa da anistia.

Em 26 e 27 agosto,p.p., foram realizados dois eventos em rememoração aos 40 anos da Lei da Anistia, na Câmara dos Deputados e no Auditório Nereu Ramos, aqui em Brasília, para dar visibilidade a nossa causa e somar a todas as outras manifestações realizadas em repudio às violações impostas pelo atual governo.

UM ANO EXTREMAMENTE DIFÍCIL!!!!

Foram vários anos de lutas, de construções e entendimentos por todos os representantes dos anistiados e anistiandos, colaboradores, advogados e parlamentares que lutaram incansavelmente ABAP INFORMATIVO DEZEMBRO/2019 para aprovação da Lei 10.559/2002 que reconheceu a condição de anistiado político aos perseguidos, à época do regime militar.

Vale lembrar, que mesmo após à aprovação da Lei não tivemos em nenhum governo facilidades, tudo que conseguimos sempre foi com muito trabalho e fazendo valer nossos direitos.

Em 2016 iniciou-se uma ofensiva contra os direitos dos anistiados, no governo Michel Temer que perdura até os dias atuais, havendo um desmonte na Comissão de Anistia e supressão de direitos conquistados mediante muitas lutas.

O Ministro da Justiça Torquato Jardim, à época, indeferia os requerimentos de anistia, já deferidos pelos Conselheiros da Comissão de Anistia, além de não publicar as Portarias, com as decisões dos julgamentos.

Com a posse, em janeiro desse ano, do algoz Presidente Jair Messias Bolsonaro, a intervenção foi mais dura e covarde!

A Comissão de Anistia saiu do Ministério da Justiça e Segurança Pública e foi para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e com a nomeação da Ministra Damares Alves, a composição anterior dos Conselheiros foi desfeita e tem passado por diversas reformulações, tendo uma composição de Conselheiros totalmente inversa àquela que se construiu por anos.

A Comissão atualmente é presidida por um notório defensor do Coronel torturador Ustra, bem como composta por 3 (três) militares contrários à anistia, que tratam a perseguição como algo minúsculo e adotando critérios parciais, onde a imparcialidade deveria prevalecer, visando tão somente negar e afastar o reconhecimento da condição de perseguido político.

A ABAP indicou um Conselheiro, Dr. Victor Mendonça Neiva, como representante dos anistiados, mas sua permanência foi abreviada, diante dos embates que travava com os demais conselheiros que são, em sua maioria, contrários aos anistiandos, principalmente, às demissões ocorridas nos movimentos grevistas durante a Ditadura Militar.

Como dito acima, o ano foi extremamente difícil e os próximos anos, infelizmente, não serão diferentes, mas continuaremos lutando em defesa da Anistia Política no Brasil.

BOAS FESTAS e FELIZ 2019!!

A diretoria e os funcionários da ABAP desejam a todos os Conselheiros, Anistiados, Anistiandos e seus familiares um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações e conquistas! Uma singela homenagem a um grande homem!

SAULO GOMES!! UMA VIDA PLENA, UMA BELA HISTÓRIA!

A morte do companheiro e grande jornalista Saulo Gomes, ocorrida em 23 de outubro de 2019, com certeza foi uma perda irreparável.

Grande intelectual comprometido com as grandes e corajosas causas sociais, Saulo deixa seu nome cunhado nas histórias da luta pela anistia, ampla geral e irrestrita no Brasil, sempre como figura de destaque.

Seguindo os exemplos de Carlos Fernandes e Alexandrina, Saulo sempre deixava aberta as portas da ABAP para servir primeiramente os mais desassistidos. 

Ficou famoso por ter coberto in loco a revolta dos marinheiros, em março de 1964, a qual lutou valentemente contra o golpe militar ocorrido neste mesmo ano.

Sua pena perspicaz e sempre atenta aos principais autoconscientes de sua época, também, registrou a agonia e morte de Che Guevara nas selvas bolivianas. Muitas foram as suas iniciativas no âmbito da luta pela justiça e pelos direitos humanos, ficaríamos aqui por longo tempo registrando-as.

Com certeza, nessa era Bolsonaro, onde a luta pela anistia e as injustiças tendem a crescer cada vez mais, será difícil caminhar sem a presença sempre altiva, simpática e bem-humorada de Saulo.

Contudo, me sinto muito feliz e privilegiado por ter sido um de seus amigos e companheiro de lutas. Muito triste, eis o meu lamento de dor:

Companheiro Saulo Gomes PRESENTE!!

Texto do companheiro: Carlos Alexandre Honorato Cerezo

ABAP – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANISTIADOS POLÍTICOS

Confira o informativo em PDF clicando no link   INFORMATIVO DEZEMBRO 2019