Grupo gaúcho encena peças sobre a Ditadura Militar na Praça da República/SP

Ói Nóis Aqui Traveiz encena peças sobre a Ditadura Militar

Tribo de atuadores gaúchos apresenta espetáculo ‘O Amargo Santo da Purificação’ e a performance ‘Onde? Ação Nº2’

A gaúcha Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desembarca na capital paulista para encenar a peça de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação” e a performance “Onde? Ação Nº 2”. As apresentações ocorrem em plena Praça da República, entre os dias 17 e 19 de agosto. A entrada é Livre.

Crédito da imagem: Cláudio Etges

  • "O Amargo Santo da Purificação"

  • "O Amargo Santo da Purificação"

  • "O Amargo Santo da Purificação"

  • "O Amargo Santo da Purificação"

  • "O Amargo Santo da Purificação"

  • "O Amargo Santo da Purificação"

  • "O Amargo Santo da Purificação"

  • "Onde? Ação Nº2"

  • "Onde? Ação Nº2"

Os espetáculos fazem parte do projeto “Teatro e Memória nos Espaços Públicos”, que tem a proposta de criar uma reflexão sobre a Ditadura Militar brasileira e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica e sócio-política na população.

 Marighella

A partir da musicalização dos poemas de Carlos Marighella (1911-1969), “O Amargo Santo da Purificação” cria uma visão alegórica e barroca para a trajetória desse grande revolucionário, que lutou contra as ditaduras Estado Novo e do Regime Militar.

Com elementos da cultura afro-brasileira, a plasticidade das máscaras e uma estética inspirada nos filmes de Glauber Rocha (1939-1981), a montagem exalta as aspirações de liberdade e de justiça do povo brasileiro.

O elenco conta com a participação de Paulo Flores, Tânia Farias, Clélio Cardoso, Marta Haas, Roberto Corbo, Sandra Steil, Paula Carvalho, Eugênio Barboza, Alex Pantera, Jorge Gil, Alessandro Müller, Letícia Virtuoso, Geison Burgedurf, Felipe Fiorenza, Paola Mallmann, Mayura Matos, Leila Carvalho, Luana da Rocha, Jacqueline Rosa, Pascal Berten, Keter Atácia, Márcio Leandro, Pedro Gabriel, Alessandro Müller e Thales Rangel.

*As sessões ocorrem na Praça da República, nos dias 17 e 18 de agosto, às 15h. Classificação: Livre. Duração: 100 minutos.

Performance

Já a performance “Onde? Ação Nº 2” convida as pessoas nas ruas para pensar no passado recente do país e nas feridas – ainda abertas – deixadas pela Ditadura Militar.

A encenação destaca o esforço de milhares de brasileiros que exigem que o Governo Federal continue as investigações sobre o paradeiro dos desaparecidos nos Anos de Chumbo e entregue os restos mortais dessas pessoas aos familiares.

**A performance é encenada na Praça da República, no dia 19 de agosto, às 12h. Classificação: Livre. Duração: 40 minutos.

Fonte – Catraca Livre

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *